sábado, 2 de julho de 2011

GRÊMIO ESPORTIVO ATIBAIENSE


O Grêmio Atibaiense é um clube sediado na cidade de Atibaia, onde até hoje é o clube que mais jogou profissionalmente representando a cidade nas divisões de acesso. Sua última aparição no profissionalismo foi em 1991, na atual 4ª divisão.

Desde seu fim no profissionalismo, o clube sofreu diversas reviravoltas, e hoje, segundo relatos, está voltando a se reerguer. Informei-me que o clube permaneceu por anos abandonado, voltando agora com um belo trabalho de categorias de base.

Fachada de entrada do estádio Luiz Passador.

O clube está sediado próximo ao centro de Atibaia, mais precisamente na Rua Luiz Passador, que por sinal também batiza o estádio.

Foi fundado em 21/11/1934 com o nome de Associação Atlética Cetebê, dos quais herdou as cores vermelha, azul e branca.


Vista da entrada do campo, com um belo gramado.

Fui muito bem recebido pelo caseiro do estádio, que me contou tudo o que aconteceu depois que o Grêmio abandonou as disputas no profissionalismo. Ele me disse que o clube está com belos projetos de reforma do campo, bar, vestiários, construção de uma quadra poliesportiva, campo de areia, ampliação da arquibancada, dentre outros detalhes. Perguntei se o clube vislumbra uma volta ao profissionalismo, e ele disse que não está descartada essa possibilidade.

Arquibancadas, que atualmente servem apenas 1200 pessoas.

Com uma grande sorte, vi que o Grêmio ia fazer um amistoso de preparação para o amador da cidade de Atibaia, onde é um dos maiores vencedores. Começaram a chegar pessoas (jogadores) e todos queriam saber quem eu era. 

Parte de trás de um dos gols, a qual vai ser adequada para instalação de arquibancadas.


Visão de trás de um dos gols.

 Campo de areia que está sendo reformado e adequado.

O amistoso que o Grêmio estava fazendo era contra a Portuguesa Terra Preta, um time amador bem tradicional de Mairiporã, cidade vizinha à Atibaia.


Escudo da Portuguesa Terra Preta, de Mairiporã.

 Camisa da Portuguesa Terra Preta, de Mairiporã.

 Camisa do Grêmio Atibaiense, que estava para ser usada pelo goleiro.

 Detalhe do escudo do Grêmio Atibaiense.

Fiquei amplamente honrado em poder tirar uma foto do time posado do Grêmio, vendo que com muita determinação eles pegaram o clube quase abandonado e estão reformando aos poucos e deixando-o mais vivo do que nunca.

 Time posado do Grêmio.
Time posado da Portuguesa Terra Preta.

Quero agradecer a todos os que me deixaram perguntar e pesquisar sobre o time. De quebra fui convidado a visitar mais vezes e ver jogos do time. Com certeza irei. O povo do interior é um exemplo de hospitalidade. Sempre terão minha admiração.

Visita terminada, ainda fui conferir o jogo do SC Atibaia, o atual representante da cidade no profissionalismo. Mas pelo que vi em campo, eu fiquei bem decepcionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário